segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Genghis Khan

O meu primeiro trabalho enviado foi esse vídeo sobre o guerreiro Genghis Khan, que conquistou uma boa parte da Ásia e chegou as portas da Europa! O que mudaria todo o rumo da história ocidental.



Pois bem, essa pequena leitura trouxe-me lembranças de outro grande conquistador; Alexandre, o Grande; que me fez reflectir sobre o homem e as civilizações!
O que são as civilizações, as nações e os impérios? Alexandre e Genghis Khan me fazem crer que uma nação não se cria pelo simples impulso e inteligência de um grande conquistador. Do contrário: o império romano e a China nunca teriam existido, sendo que no ocidente a nação geradora seria o "império alexandrino" (Macedónico!) e no oriente o Mongol! Mas, a história é outra e anos depois da morte destes grandes líderes, ao túmulo também foi sua obra civilizatória (apesar de ter influenciado o destino dos circundantes).
Bom, no entanto, nem todo homem que colocou seu esforço para formar uma nova civilização fracassou! Jesus e Maomé são o exemplos de sucesso. Jesus apenas com ideias - pois, pensando sem o romantismo religioso, lhe faltava a instrução militar e em seu tempo havia um império bem organizado e controlador - e Maomé combinando profetismo e militarismo. Quem sabe foi isso que faltou à Genghis Khan e Alexandre - uma concepção universal religiosa, que despertasse a fé, por trás.

Um comentário:

  1. Olá leitor de livros.
    Parabéns pelo trabalho, estou acompanhando seus posts e tem me ajudado muito para dar uma relembrada e estudar alguns assuntos.
    Abç

    ResponderExcluir