segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Demônios

Ao contrário da grande maioria das pessoas, que apresentam seus mais recentes e melhores trabalhos, aqui posto o meu primeiro audioLivro: Demônios, conto de Aluísio Azevedo!
Gravado pelo microfone de um computador um pouco barulhento, tive mais trabalho p/ silenciar o áudio e colocá-lo em um tom mais "suave". Só para comparação, O audiolivro A vida Eterna, de Machado de Assis, foi gravado por um equipamento muito mais moderno e silencioso: Um pequeno mp3 que grava a 32, 64 e 128 kbps. Por isso a qualidade é melhor! Mas, mesmo assim considero que ficou bom!
Aluísio Azevedo é outro grande formidável nome da literatura de língua Portuguesa! Seu livro mais famoso, O cortiço, tem a magnífica capacidade de nos mostrar nos dias de hoje como eram as interacções e os tipos de pessoas do Brasil de ontem. Sensacional! Quem sabe um dia eu transformo em áudioLivro... mas vai demorar muito: o livro daria mais de 7 horas de gravação! Além do mais, já existe um audioLivro do O cortiço, lido por aquele cara da TV Cultura... se não me engano Paulo Markun - que apresentava Roda Viva! Ele tem uma bela Voz, mas o áudio Livro, apesar de não tê-lo escutado inteiro, é somente a voz e nada mais, nenhum recurso como musiquinha, sons, mudança no tom de voz para indicar diferentes personagens, e etc. Isto faz com que o ouvinte tenha que prestar atenção redobrada e constante para perceber, por exemplo, que naquele momento é um personagem feminino e não o narrador! Cansa, pois um segundo de distração pode fazer vc se perder na história! Bom, o audiolivro foi feito exclusivamente para cegos, daí que o objetivo foi alcançado, pois uma pessoa cega tem a capacidade de concentração em sons muito mais desenvolvida! Ah! Aonde encontrar o audioLivro O cortiço? Havia baixado ele pelo emule, fora isso não sei, mas quem souber é só comunicar!
Muito mais curta e modesta, minha leitura do conto Demônios apresenta-se em 9 partes! Escrito em 1895, tal Conto é um primor da bela e rica literatura da Língua Portuguesa! Neste conto fantástico, lúdico e surreal; o pintor, caricaturista e escritor Aluísio Azevedo; nos leva a uma viagem que mistura espanto, descoberta, terror, fascinação e romance!
Eis aqui um conto que começa de uma forma e termina de outra totalmente inesperada! É uma viagem formidável pelo impossível... Creio eu que Aluísio Azevedo, ao escrever tal conto, não tinha em mente o fim à que toda história chegaria! Talvez ele mesmo tenha se espantado e admirado sua capacidade criativa, ao chegar ao final! É como se fosse um orgulho secreto no interior da mente daquele que gosta de criar.
Bom, eis então o audio-Livro:



















Para Baixar o Áudio:
http://www.megaupload.com/?d=0ZYTDLIC


Por fim, é importante lembrar que por volta de 1895, a literatura era para as pessoas como o cinema e a televisão de hoje! Dificilmente a nossa civilização voltará aos níveis de leitura daqueles tempos! Mas, a essência - ou seja a história - continuará atravessando décadas e séculos para fascinar e encantar as pessoas! Daí podemos então medir o valor de um nome e do triunfo de suas ideias e produções! Assim como na história de qualquer civilização, onde apenas grandes nomes realmente "saem da vida e entram para história", na literatura também isso acontece! Somente depois de anos, onde os escritos simples vão se perdendo, sobra as mais harmônicas e plenas história que presenteiam, com a lembrança, seus autores e o público atual. Aluísio de Azevedo é um desses nomes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário