quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conto de Machado

Um bom tempo atrás, antes de montar o blog e o perfil do youtube, antes mesmo de fazer os anteriores vídeos postados abaixo, havia produzido um audiolivro da leitura de um conto do imortal e célebre Machado de Assis.
Fi-lo com todo cuidado, colocando musiquinhas, sons de fundo e alterando os tons de voz. Contudo, ficou bom, mas não perfeito, pois deve-se considerar que sou amador e não tenho os instrumentos de alta qualidade dos estúdios de gravações. Além disso: Não consegui imitar o tom de voz de uma mulher jovem (uma das personagens). Mas ficou bom e, alguns amigos que escutaram, gostaram.
Contudo, ao escutar as cinco partes do audiolivro, não atente p/ a qualidade, preste sim atenção no andamento da história. Sinta a beleza de um escrito do eterno, e bom representante brasileiro, Machado de Assis.











Para Baixar o áudio:
http://www.megaupload.com/?d=49YH0X1E

Por fim, este conto de Machado de Assis foi publicado no antigo "jornal das famílias", em 1870 e pode ser encontrado gratuitamente no site http://www.dominiopublico.gov.br
Bom, o texto é antigo, muitas das ideias e recursos que hoje podem parecer gastas, naquela época eram novidades. Machado de Assis imortalizou-se por obras imortais como "Memória Póstumas", porém este conto é a revelação do Machado que escrevia para as mentalidades da época... no entanto, a beleza da história não é diminuída por isso, pois quem escreveu foi uma mente inteligente e que, como Alejadinho, venceu o preconceito da época de ter ascendência negra para, depois da vida, entrar na história dos grandes brasileiros! Dos grandes escritores mundiais!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Justiça na Idade média

Sempre achei a Idade média um estudo chato, algo que tínhamos que decorar: Nobreza, clero e servos, Sociedade estamental, Feudo, senhor Feudal, economia de subsistência, susserania e vassalagem e etc. Não sei, nunca me identifiquei com essa parte da história - principalmente por sua forte ligação com a famigerada Igreja católica. Não que eu seja evangélico, e não sou, mas sim por nunca, mesmo sendo filho de mãe católica, razoavelmente praticante, ter identificado o ideal da paz universal com essa Igreja.
A leitura que fiz, torna a noção de idade média um pouco mais interessante - e ao mesmo tempo mais repugnante. Agora deixa de ser chata para ser violenta! O mal sempre tem um forte apelo chamativo, muitas vezes até mais que o bem (quem é mais popular hoje: De Gaule ou Hitler?)



Para Baixar o Áudio:
http://www.megaupload.com/?d=PS5NNLUK

Essa pequena leitura traz a revelação que a justiça na Idade média, muito atrelada ao nome de Deus, regrediu em noções básicas de respeito ao ser humano em comparação á antecessora justiça no Império romano. A averiguação dos fatos através da investigação, que era comum no império romano, cedeu lugar ao retorno do pensamento mágico: colocar o acusado em certa situação de risco de vida e se ele for inocente, Deus o salvará! (inspirados na Bíblia, pois lá Deus já salvou muitos, mas na Idade média...)

Estradas: As veias do Brasil!

Meu segundo vídeo foi apenas um exercício, pois o tema, a princípio, parece chato! Construção de estradas.
Fiz a leitura apenas por que achei os desenhos da enciclopédia bonitos e bem ilustrativos. No momento que lia imaginava o vídeo do youtube - daí, no final de semana, tratei de realizar a ideia.


Numa viagem de avião, á noite, entre Belo Horizonte e São Paulo, tomei conta da importância das estradas e do asfalto. Na levantada do voo de Confins, perto de Belo Horizonte, ao ver as luzes e os traçados lá no chão, veio-me a súbita lembrança de veias. Era como tudo aquilo fosse veias de um organismo maior.
Próximo de São Paulo, a mesma coisa passou-me na cabeça: Veias, aquelas coisas eram como veias e os carros e caminhões, glóbulos que levam energia para as outras partes do organismo!
Fantástico, as teorias organicistas da geopolítica são verdadeiras! Cada nação é como uma representação de um corpo! Isto é, a mesma lógica de um indivíduo verifica-se em uma nação: Vida, Consciência, energia, circulação...
As estradas são veias do grande indivíduo Brasil. Nossa língua é a consciência. Nossa rede elétrica são os nervos (o último apagão, em 18 estados, por causa da Itaipu, é como se fosse um desmaio deste grande titã chamado Brasil)...
Por fim, antes de pousar em congonhas, conclui meu pensamento: Se as estradas são as veias do Brasil, então o grande titã, do qual somos apenas pequenas células, sofre de problemas de circulação! Nossas estradas: veias gordurosas e cheias de varizes. Por isso, um dos motivos, esse quinto maior homem do mundo (o Brasil é a quinta maior nação em território e povo) não é o quinto mais forte!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Genghis Khan

O meu primeiro trabalho enviado foi esse vídeo sobre o guerreiro Genghis Khan, que conquistou uma boa parte da Ásia e chegou as portas da Europa! O que mudaria todo o rumo da história ocidental.



Pois bem, essa pequena leitura trouxe-me lembranças de outro grande conquistador; Alexandre, o Grande; que me fez reflectir sobre o homem e as civilizações!
O que são as civilizações, as nações e os impérios? Alexandre e Genghis Khan me fazem crer que uma nação não se cria pelo simples impulso e inteligência de um grande conquistador. Do contrário: o império romano e a China nunca teriam existido, sendo que no ocidente a nação geradora seria o "império alexandrino" (Macedónico!) e no oriente o Mongol! Mas, a história é outra e anos depois da morte destes grandes líderes, ao túmulo também foi sua obra civilizatória (apesar de ter influenciado o destino dos circundantes).
Bom, no entanto, nem todo homem que colocou seu esforço para formar uma nova civilização fracassou! Jesus e Maomé são o exemplos de sucesso. Jesus apenas com ideias - pois, pensando sem o romantismo religioso, lhe faltava a instrução militar e em seu tempo havia um império bem organizado e controlador - e Maomé combinando profetismo e militarismo. Quem sabe foi isso que faltou à Genghis Khan e Alexandre - uma concepção universal religiosa, que despertasse a fé, por trás.

A presentação

Olá,
este blog é uma continuação do perfil do youtube "oleitordelivros" (http://www.youtube.com/user/oleitordelivros) no qual periodicamente coloco minhas produções audiovisuais, principalmente audiolivros!
Sou professor de história por profissão e produtor de audioLivros por hobby.
Bom, espero que gostem de meus audiolivros.

Abraço
Oleitordelivros