terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Miopia em Marketing

Mais uma leitura de administração!
Neste domingo, depois de uma reunião familiar, com primos, tios, tias e etc, depois de renovar o espírito ao ver tais presenças, resolvi na noite do mesmo dia, ler mais um artigo daquele “desafio” de leitura. Ler com menos erros possíveis!
Desta vez, a cada erro que cometia, eu fazia um risco perto do parágrafo. Ficou bem mais fácil a revisão no audacity, pois não precisei escutar todo o áudio, apenas as partes erradas, com gaguejos, barulhos de motos (motoqueiros que passam na rua)!



Para baixar o áudio-artigo completo:
http://www.megaupload.com/?d=PBWAW07V

Esse artigo “Miopia em Marketing”, tem conceitos interessantes apesar de alguns “erros”. Considero como os dois principais: primeiro, fazer previsões pontuais de como estará tal mercado no futuro (para o autor, o futuro dele é o nosso presente)! E segundo, escrever muito para transmitir uma idéia simples!
Quando o sujeito se limita a fazer previsões gerais, como fez muito bem Peter Drucker (O Novo Papel da Administração), as chances de ser bem sucedido aumentam! Já quando se pensa em coisas pontuais – será inventado isso, aquilo e etc – quase sempre erra-se! Theodore Levitt chegou a considerar que no prazo de 30 anos (ele escreve em 1980) o petróleo estaria obsoleto e totalmente substituído. E além disso, ele delira mais: As casa não usariam mais energia elétrica, e sim uma “poderosa” pilha que seria comprada em supermercados e permitiria a todos fazer a casa funcionar!
A indústria do Petróleo e energia elétrica, construiram uma infra-estrutura gigantesca, da qual dependem os consumidores de um país inteiro (e isso se repete por todos as nações), não seria nada fácil desmontar tudo e simplesmente trocar! É muita ingenuidade!
Por fim, a idéia dele sobre os erros de conceito que fizeram muitas empresas falirem, não é ruim, é boa. Vale a pena escutar... mas ler, é meio chato e cheio de “péssima ficção científica”!

Bom, não sei qual será minha próxima produção! Pretendo ler algo mais curto! Algum artigo. No entanto, logo lançarei um bom livro de filosofia, já estou gravando-o, mas ele é grande (67 páginas)!

Um comentário:

  1. Ta dando erro, gostaria de baixa-lo onde encontro?

    ResponderExcluir